groselha indiana

A groselha indiana (Phyllanthus emblica), conhecida como emblica na Europa e, como amla na Índia e na Ásia, é uma planta pouco conhecida e difícil de ser encontrada no Brasil.

Em toda a Ásia (Tailândia, Vietnã, Coreia, etc.) ela é muito utilizada, pois tem propriedades medicinais reconhecidas há milhares de anos.

Na medicina ayurvedica, a groselha indiana é utilizada como tônico, para elevar a atividade do sistema imunológico, para controlar o colesterol e a diabetes, como anti-inflamatório, para tratar infecções, entre outras funções medicinais.

No Brasil, apenas quem traz sementes da Índia cultiva a groselha indiana, em proporções domésticas, principalmente para produzir medicações tradicionais ayurvedicas.

A Phyllanthus emblica é do mesmo gênero da quebra-pedra (Phyllanthus niruri), porém é uma árvore e não uma erva como a quebra-pedra, e pode chegar a até 10 metros de altura, e produz grande quantidade de frutos.

Os frutos da groselha indiana são redondos (como uma bola pingue-pongue), verde-cristalinos, um pouco transparentes, e com sabor azedo e ácido por conta da alta concentração de vitamina C (ácido ascórbico).

o que e groselha

Onde comprar groselha indiana?
A groselha indiana não é encontrada em supermercados ou fornecedores de plantas medicinais. É necessário conhecer alguém que tenha um pé dela para fornecer. Na internet, é possível encontrar sites que vendem alguns tônicos, xaropes e compostos feitos com a groselha indiana.


Toxidade da groselha indiana
Uma pesquisa tailandesa demonstrou que, mesmo em doses elevadas e em períodos prolongados de tratamento, aos animais do teste a planta não causou toxidade em nenhum dos órgãos, nem mudanças de padrão sanguíneo ou danos neurológicos, o que demonstra que ela é segura como medicamento e como fruta.

Que tem diabetes e toma medicamentos para controlar a glicemia deve tomar cuidado no consumo da groselha indiana, porque ela pode baixar demais a glicemia e causar até mesmo coma hipoglicêmico.

Em gestantes, lactantes e crianças, o uso deve ser acompanhado por um médico, pois não existem estudos para comprovar que o consumo de groselha indiana seja seguro nessas fases.


Propriedades nutricionais da groselha indiana
Na Ásia, nos países onde a groselha indiana se prolifera naturalmente, ela é utilizada como alimento.

Uma pesquisa canadense comparou as propriedades nutricionais da groselha indiana com as da maçã, uma das frutas mais populares no mundo. Verificou-se que a groselha indiana tem baixa quantidade de açúcares, o que é benéfico para quem tem hiperglicemia ou está tentando emagrecer, e têm três vezes mais proteínas que a maçã, servindo como um recurso para quem está desnutrido e/ou está com déficit de proteínas.

A groselha indiana tem grande quantidade de vitamina C. A laranja, por exemplo, têm 70mg de vitamina C em 100ml de suco; a acerola tem 1500 a 2000mg de vitamina C em um fruto, uma quantidade relativamente alta. Já a groselha indiana tem 5800mg de vitamina C em 100g de polpa processada. Se uma acerola tem mais vitamina C que 7 laranjas, um fruto de groselha indiana tem 5 vezes mais vitamina C que uma acerola.

A groselha indiana é fonte de minerais como fósforo, selênio, cálcio, magnésio, potássio, cobre e manganês, importantes principalmente na terceira idade, quando ocorre significativa perda mineral.

Ela é rica em 16 aminoácidos essenciais, e pode melhorar o perfil nutricional de quem perdeu peso muito rápido ou está com anemia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *